Contato
 
Um dos propósitos da Coopertec é organizar a compra de equipamentos eletrônicos e de tecnologia para suas cooperativas afiliadas. Com isso, além de proporcionar tecnologia de ponta, permite uma melhor competitividade na compra dos equipamentos. Ainda são desenvolvidos estudos e propostas de soluções para implantação e operação de redes de comunicação e transferência de dados entre as cooperativas associadas.

Em 2006, as centrais de crédito Cresol Central SC/RS e a Cresol Baser, através da Coopertec e Cresoltec, iniciaram um projeto com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para o desenvolvimento de um software de gestão de cooperativas de crédito, o qual foi denominado Projeto Colméia. O projeto Colméia nasceu da preocupação em reduzir os custos operacionais dos Sistemas associados, bem como oferecer um produto que realmente atendesse a necessidade dos cooperados.

Em 2008 o Projeto Colméia passou a ser gerenciado e administrado pela Confederação das Cooperativas Centrais de Crédito Rural com Interação Solidária (CONFESOL). A Confederação atua em oito estados brasileiros e possui como afiliadas as Centrais de Crédito Cresol Central SC/RS, Cresol Baser, Crehnor e Ascoob.

Sobre o software de gestão de cooperativas de crédito

O projeto ganhou o nome de “Colméia” porque representa uma comunidade coesa, que trabalha por um objetivo comum. O software está em fase de instalação e o funcionamento online dos sistemas de cooperativas afiliadas atenderá às exigências normativas e regulatórias do Banco Central e demais órgãos governamentais.

A construção deste software implicou na formação de uma equipe de profissionais oriundos de todos os estados do Sul e Sudeste do País. Inicialmente os trabalhos foram desenvolvidos em Curitiba – Paraná, mas atualmente a equipe oferece suporte e desenvolvimento técnico através do Datacenter sediado em Florianópolis – Santa Catarina.